Redes sociais como modelo de governança algorítmica

Julio Cesar Lemes de Castro
1 min readSep 30, 2018

O modo de gestão do social típico da contemporaneidade, associado ao neoliberalismo, pode ser caracterizado como governança algorítmica. As redes sociais, como o Facebook,são tomadas como modelo de seu funcionamento. E, para apreender sua dinâmica, a governança algorítmica éexaminada em três dimensões fundamentais. A primeira é a dimensão relacional: o indivíduo é fragmentado em seus traços digitais, os quais são recombinados em múltiplas relações. A partir daí se desdobra a dimensão vetorial: tais relações são orientadas, captando tendências e embutindo projeções sobre o futuro. Por fim, essa orientação deslancha a dimensão agenciadora, desempenhando os papéis de amplificação de afinidades e contenção de diferenças.

CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Matrizes, São Paulo (SP), v. 12, n. 2, p. 165–191, maio/agosto de 2018.

<http://www.jclcastro.com.br/downloads/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro_-_Redes_sociais_como_modelo_de_governanca_algoritmica.pdf>

--

--

Julio Cesar Lemes de Castro

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorados em Psicologia Social (USP), Comunicação e Cultura (UFRJ) e Comunicação e Cultura (Uniso).